sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Projeto folclorico


Atividade 2.8
PROJETO FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Justificativa
A necessidade  de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história, me levou a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do “Hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem

Objetivo Geral: Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.

Objetivo Específico:
Resgatar tradições;
Valorizar o folclore brasileiro;
Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
Estimular a criança e sua imaginação;

Desenvolvimento
Conversa informativa recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem, contando histórias e lendas, com perguntas.

  • O que sabem
  • O que não sabem
  • Gostariam de saber

·         Contar a história do Saci Pererê, explicando suas características físicas, seus valores, e suas atitudes.
·         Desenho livre de personagens do folclore.
·         Trabalhar trava-línguas;
·         Formas geométricas, com desenhos dos personagens do folclore,
·         Parlendas;
·         “O que é o que é?”,
·         Jogos matemáticos;
·         Modelagem com massinha dos personagens do Folclore;
·         Cantigas de rodas folclóricas;
·         Reescrita de lendas





Recursos
Aparelho de som;
Blocos lógicos;
Vídeo;
Materiais didáticos (cartolinas, giz, lápis de cor);
Livros de histórias;
Sucatas;

Avaliação
Através de conversa informal;
Criação de textos sobre todo o projeto

Bibliografia
Livro de história com mitos de nosso folclore
Livro didático: Dia-Dia do professor.


Livaneide Lucena
Geise Alves

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Folclore

Tema: Folclore Brasileiro

As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais e os enriqueceram com novos hábitos criados após a reunião.
            O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando crianças são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola.
Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore.
O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos, a saber, ao mesmo tempo, parte de sua História.
            Popular ou folclórico?
O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto – como Luís da Câmara Cascudo –, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração. A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim, no dia-a-dia do nosso país.

Geise Alves


Tema: informações sobre o dia do soldado


        Ao iniciar a aula comentei sobre o dia 25 de agosto especial ao dia do soldado, e em seguida fiz algumas perguntas convenientes ao soldado e no ato foram respondendo o que sabiam no decorrer expliquei sobre a importância da atuação do mesmo no nosso município e nas demais localidades. Ao concluir a fala dei continuidade com uma atividade de artes para pintar o soldado trabalhando as cores indicadas da farda onde a maioria obedeceram a regra. e ao concluir levei todos ao local adequado para fazerem  uma macha  onde todos estavam com seus desenhos em mãos ouvindo  a musica  e cantando macha soldado  e nesse  momento todos  estavam felizes  brincando com suas ilustrações  sendo fotografados e no entanto  percebi  que foi uma aula dinâmica onde todos gostaram e se divertiram aprendendo.

Fotos da Comemoração do Dia do Soldado

Alunos da Professora Livaneide Lucena